segunda-feira, setembro 18, 2006

O CORAÇÃO DURO DE FARAÓ

Ouvindo o livro de Êxodo, chama-me a atenção o coração duro de Faraó. É certo que ele conhecia a história de Moisés e, de certa forma, temia que quisesse roubar-lhe o trono. É certo que desconfiava de que o povo fugiria, ao invés de voltar para a escravidão após o sacrifício.

Mas a forma portentosa com que o Senhor Se mostrou a Faraó foi sempre mais que suficiente para que Ele reconhecesse a Sua autoridade e se submetesse a Ele. Mas, não... O coração duro prevaleceu e isto servia aos planos do Senhor.

Chama-me mesmo a atenção a forma como, de início, provou ao Senhor, pedindo aos seus magos que fizessem os mesmos sinais. Depois, como quis fixar limites à ação do Senhor, dizendo que queria ser livre da praga apenas no dia seguinte... Amanhã, respondeu ele a Moisés, quando poderia ter gritado: Agora, Senhor, agora! E, mesmo quando seus magos lhe apresentaram o Dedo de Deus nos sinais que não conseguiam imitar, Faraó e seu duro coração não se renderam por contrição, mas foram subjugados por um momento, após a décima praga, apenas pela dor intensa da perda do primogênito e, quiçá, por medo de perder a própria vida.

E foi por breve tempo, pois, rapidamente, tão logo percebeu que deixara que Deus fosse o Senhor naquela fuga do povo, voltou atrás e resolveu recuperar o domínio que perdera. Mas, apenas para ver morrer suas pretensões e seu exército.... Que duro coração.

A pergunta que me faço é: quanto do coração de Faraó ainda há em meu peito? Quanto de sua dureza e obstinação ainda controlam minha vida? Preciso refletir diariamente sobre isso, pois a rebeldia é odiosa ao Senhor. Quero ter um coração obediente e agradar ao meu Senhor. Confiar-me a Ele, de olhos fechados. Quero ter um coração de carne, não de pedra. Preciso, constantemente, que o Senhor me ajude quanto a isso. E confio que Ele o faz.

Você já pensou nisso? Quantas vezes pedimos perdão pelo mesmo pecado e voltamos a cometê-lo na primeira ocasião? Até quando a paciência do Senhor permitirá que nosso coração não seja endurecido? E, quando for endurecido, quem poderá amolecê-lo, novamente?

Oro para, antes de termos o coração endurecido, sejamos vencidos pelo controle do Espírito Santo e tenhamos um coração contrito e um espírito decidido. Decidido a não pecar e a obedecer o Senhor Jesus, em tudo e sempre. Até que Ele volte. Amém.

Nenhum comentário: