quinta-feira, junho 01, 2006

PRISIONEIROS DE JESUS

Você já leu a carta de Paulo a Filemon? Bem pequena e fácil de ler, esconde grandes ensinamentos...
Filemon era ministro de Deus, amava a Jesus e aos santos. Paulo, o literalmente prisioneiro em Cristo, ecreve para ele, sobre Onésimo, um escravo de Filemon, que havia se convertido. Lendo o texto, Você percebe que, de alguma forma, Onésimo havia lesado, prejudicado a Filemon. Em função disso, há duas possibilidades: Onésimo fugiu ou foi preso. Depois disso, encontrou-se com Paulo, que o gerou para Cristo.
Mesmo na prisão, Paulo continuou exercendo seu ministério. Ele demonstrou que, mesmo nos sacrifícios que temos que fazer, devemos glorificar ao Nome do Senhor. O que fazemos para o Senhor, sob a Sua direção, não representa um peso. Paulo demonstrava isso: "tudo o que sou, faço e quero é para Jesus!" Esta é a atitude que devemos encontrar nos irmãos. Não importa a circunstância, não devemos murmurar ou fazer nossa própria vontade, mas a vontade do Senhor. Em Romanos 1:1, Paulo se apresenta como servo, aquele que obedece a todas as vontades do seu Senhor. E Paulo não era diferente de nós em nada. Deus quer nos usar da mesma forma que usou a Ele. Devemos ser prisioneiros de Jesus. Diga assim:
EU, (seu nome), SOU PRISIONEIRO(A) DO SENHOR JESUS! NÃO PRECISO FAZER A VONTADE DO MEU CORAÇÃO. MINHA LIBERDADE É FAZER A VONTADE DE JESUS!
Paulo era um intercessor. Ele se colocou entre Filemon e Onésimo, assumindo a conta dos prejuízos que Onésimo causara para si mesmo. Intercessão inclui oração e ação. Não tem nada a ver com a intercessão cega e muda em voga hoje, entre os irmãos (veja o próximo post). É mais que orar, é gerar, com oração, com jejuns, com lágrimas, com tempo investido. Foi assim que Onésimo foi transformado...... Ele era inútil. Tito 3:3 mostra que nós também éramos. Como Onésimo passou a ser útil, assim, também nós seremos transformados, pois somos discípulos de Jesus.
A intercessão ativa de Paulo foi instrumento para transformar Onésimo. Ele teve ousadia para se colocar no lugar de Onésimo, agiu, deu suporte, ensinou, amou, caminhou com ele, interagiu, glorificou ao Senhor por aquela vida. Onésimo era o coração de Paulo. Intercessão como essa somente se torna possível quando somos prisioneiros de Jesus, vivendo Seus desejos, Suas paixões, sem desanimar.

(O Pr. Wladimir Leão pregou sobre este tema, no domingo, 28/05/2006, na Comunidade Evangélica Vinde, em Ribeirão Preto/SP/Brasil)

Nenhum comentário: