sexta-feira, julho 20, 2007

MEDO DE ANUNCIAR?



Por alguns dias tenho me sentido como Ezequiel: atônita diante daquilo que o Senhor tem me mandado dizer aos filhos do meu povo, àqueles que estão no cativeiro. A mensagem de Deus é linda e simples, mas temos caminhado tão distantes daquilo queDeus quer, que dizê-la pode causar nos irmãos que estão no cativeiro as reações mais adversas... Agora, o Espírito Santo está me incomodando para descobrir o que está me deixando atônita.

Será um reconhecimento de que não sou capaz, nem adequada, nem a mais indicada para falar aos filhos do meu povo? Ora, mas a Palavra deixa claro que

...Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são... (1 Coríntios 1:27s)

Assim, não importa o que penso que posso, mas aquilo a que o Senhor me chamou. Afinal, Ele escolhe, chama, capacita, envia, sustenta e protege. E somente a Sua graça me basta... então, fora medo de eu não ser a melhor opção para anunciar! Ainda que eu ache que já consegui entender que, na minha fraqueza, a força de Deus Se manifesta e não seja isto o que esteja me deixando atônita...

Será medo de não ser ouvida? Mas a própria Palavra que inspira o chamado já diz:

Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e, quer ouçam quer deixem de ouvir, fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus. (Ezequiel 3:11)

Já sei que muitos não vão querer ouvir. Mas devo anunciar, quer ouçam, quer deixem de ouvir. Então, fora medo de não ser ouvida! Embora eu ache que não seja isso que me faz estar atônita....

Será medo de não ser aceita? De ser perseguida por dizer o que Deus manda dizer? Mas o próprio Jesus, que me chama, diz:

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. (Mateus 5:10)

E, bem, ficar ao lado de Jesus, Jeremias, João Batista, Paulo não me soa tão mal assim. Aliás, parece-me uma honra ser perseguida por causa de Jesus... Então, fora medo de não ser aceita! Se bem que acho que não seja isso que me faz ficar atônita...

Por fim, talvez seja medo do que vou causar dentro daqueles que ouvirão. Sim, pois uma mesma mensagem pode causar alegria e louvor em alguns e gerar peso e murmurações em outros. Sem pensar nos que não quererão nem ouvir. Penso nos que ouvirão e como ficarão e como continuarão seu caminho com Jesus. E o que poderei fazer por eles. E como fazer tudo para não lhes causar confusão, mas levar-lhes paz, justiça e alegria.

E aqui terminariam as minhas respostas... Mas o Espírito Santo me faz lembrar de uma canção:

" 'Anda no pecado o Meu povo escolhido, não encontro sequer um coração contrito.' Disse-me o Senhor: 'Vai falar por Mim, anuncia-Me.'

Eu não sei falar, sou apenas uma criança. Tenho medo, Senhor. Vem falar por Mim! Misericórdia!

'Não há o que temer, Sou Eu quem falarei em ti.' Disse-me o Senhor: 'Vai falar por Mim. Anuncia-Me!'

Tão pequeno sou, até aos homens temo. Como falar senhor de um Deus tão grande e terno? Tenho medo, Senhor. Vem falar por mim! Misericórdia!

'Tens a vocação de não calar a Minha Voz. Vamos, coragem, grita o Meu Amor entre as Nações! Pois estou contigo para te livrar. Confia-me em mim. Vai, confia em Mim! Vai, anuncia-Me!' "

Estou digerindo cada palavra dela. E, agora, no meu coração, vem a certeza de que:

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
(1 João 4:18)

Já que vou anunciar o amor de Deus, quero ser aperfeiçoada no amor. E não aceito que o medo me paralize e cale a voz de Deus em mim. Assim, fora medo dos resultados! Pois o Espírito Santo é que é responsável por resultados. Eu só vou anunciar...

(E vou anunciar, mesmo atônita, pois a mão do Senhor é muito forte sobre mim. Minha oração é para que o Senhor me fale o que tenho que dizer. Porque, do contrário, vou me encerrar em minha casa, como Ezequiel, e ficarei incapaz de falar. Nada quero dizer que não tenha ouvido o Senhor me falar... Seja assim.)

Nenhum comentário: