quinta-feira, janeiro 03, 2008

ENTREGA TOTAL



Cantávamos, ontem, uma canção que fala sobre entregar-se totalmente a Deus, bastante própria para o momento que vivemos, de virada do ano civil. Bem própria, aliás, para todos os momentos da vida do filho de Deus, em Seu Reino.

Quando Jesus estava para enviar os setenta discípulos que iriam anunciar a chegada do Reino às cidades por onde passariam, preparando o Caminho do Senhor, disse-lhes: peçam ao Senhor da seara que mande mais trabalhadores, porque a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos (Lucas 10:2). Penso que, ainda hoje, o Senhor diria a mesma coisa para nós, numa situação parecida. Porque a seara ainda continua grande, mas aqueles que deveriam ser os trabalhadores da seara se encontram, na maioria das vezes, pré-ocupados com todas as outras coisas que lhes seriam acrescentadas se, tão somente, buscassem o Reino de Deus e Sua Justiça em primeiro lugar.

Tenho aprendido do Senhor Espírito Santo que o Pai quer que, realmente, entendamos e assumamos o propósito que Ele tem para cada uma de nossas vidas, desde antes da fundação do mundo. E tenho compreendido e experimentado que, quando assumimos este propósito e vestimos a nossa missão como João Batista vestia as vestes feitas de pêlos de camelo (conformando-nos à vontade do Pai, mesmo que traga gafanhotos e mel silvestre no cardápio...), o próprio Pai tem um compromisso irreversível de suprir todas as nossas necessidades (= outras coisas que serão acrescentadas). A questão é: quem está disposto a negar-se a si mesmo, tomar sua cruz, dia-a-dia, e seguir a Jesus?

Aqui, podemos iniciar uma reflexão bastante relevante para o novo ano que se inicia: o que Jesus quis dizer com estas palavras (Lucas 9:23)?



Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me.



Em primeiro lugar, vemos que o Senhor deu-nos a oportunidade de decidir. Aliás, Ele sempre nos dá esta oportunidade. Porque, se Você prestar atenção ao que Jesus ensinou no Sermão do Monte, compreenderá que a decisão do seu espírito é fator determinante para sua vida no Reino, como filho de Deus. Penso que Davi compreendeu isso e, por isso, pediu ao Pai que lhe desse um espírito voluntário, ou seja, um espírito que tivesse vontade de obedecer ao Senhor. Porque será este ato de decidir, dentro de nós (que, apesar de nossas misérias, fraquezas e limitações, queremos fazer a vontade do Pai), que nos colocará em posição de agradá-lO, seja com pensamentos, sentimentos, atitudes, ações ou renúncias, geradas da decisão voluntária do nosso espírito.





Jesus deixa aberto: se Você quiser vir após Mim...






??????????????????????????






Minha resposta a esta pergunta traduzirá o que tenho, realmente, buscado ao me aproximar do Senhor. Muitas pessoas, enquanto Jesus caminhava por aqui, se aproximaram dEle para ver ou receber milagres.Outros, ficaram por perto para ouví-lO, apenas. Multidões buscaram pão. Alguns, queriam armar-Lhe ciladas e acusá-lO. E tantos outros queriam que fosse Ele o libertador que quebraria o domínio de Roma sobre Israel. Alguns, no entanto, encontraram Seu olhar e quiseram seguí-lO, ainda que tivesse as Palavras de Vida Eterna, mas não tivesse onde recostar a cabeça. E quanto a mim, acaso quero eu seguir a Jesus, ir após Ele?






E sua resposta qual será, não apenas neste começo de ano, mas todos os dias da sua vida? Somente a partir desta resposta, sua e minha, é que poderemos continuar a refletir sobre o que Jesus quis dizer a seguir...

Nenhum comentário: