quinta-feira, janeiro 31, 2008

UM DESEJO MEU

Sempre tive dentro de mim um desejo, que, dependendo dos fatos cotidianos, aflora com mais ou menos urgência. Mas é sempre um desejo meu.


Quero estar acima das ofensas, críticas negativas, comentários ácidos ou grosserias que receba de quem quer que seja...

Há um desejo muito grande de poder sentir, mas de verdade e em verdade, que não importa o que me digam. Quanto ao que pensam de mim, tenho aprendido com largueza a desvencilhar-me de preocupações quanto a isso. Até que quando quem me fala de forma rude ou me critica, ofende é uma pessoa que eu veja hoje e, talvez, daqui a algumas semanas... até que, nesses casos, tiro de letra o "entrar por um ouvido e sair por outro". Se são críticas, por mais negativas que sejam, tenho exercitado meu espírito a ouvir com isenção e dispor-se a analisar e reter o que for relevante naquela percepção que a pessoa teve de mim ou desprezar o que não passar de falta de disposição de me conhecer e aceitar-me como sou.

Mas o cerne da questão está em ser tratada grosseiramente por alguém bem próximo. Sei que, certamente, muitas vezes dou lugar a isso e não me isento disso. Sei que as pessoas que me cercam e que amo e, certamente, me amam, tem seus dias maus... Mas o que quero diz respeito só a mim e à minha forma de reagir a isso. Quero estar acima, não com orgulho, como se eu fosse melhor que aqueles ou aquilo. Mas com um profundo sentimento de que não importam aquelas palavras rudes, não fazem diferença para mim, nem terão o poder de me aprisionar em tristeza, afinal há tantas outros motivos para chorar legitimamente, nem prejudicarão a continuidade daquele relacionamento...


Vivendo, ontem, um desses momentos, num dia em que já estava decepcionada com minha incapacidade de esquecer algo que já decidi perdoar, fui levada pelo Espírito a enxergar a Jesus, na cruz, não apenas perdoando aquilo que Lhe faziam, mas falando ao Pai a favor daqueles que O ofendiam de tantas maneiras. E o mesmo Jesus, alguns dias depois, reencontrando-Se com aqueles que O abandonaram e sorrindo para eles, pacificando seus corações... Augusto Cury tem razão quando se dedica a analisar as reações emocionais de Cristo e tomá-las como exemplo para nós... Jesus conseguia...

Percebi, também, que só há um lugar e um modo de conseguir estar acima das ofensas recebidas. E este lugar é a cruz. E o modo é passar por ela. Não como se eu fosse refazer o que Jesus já fez, pois não é preciso. Mas passar pela cruz no sentido de que minhas preferências, meu desejo de agradar a todos, minha vontade de controlar as pessoas e a necessidade imperiosa de ser sempre aceita... bem, tudo isso, seja crucificado, mortificado, reduzido a ... nada, pela simples impotência de estarem presos à cruz, onde serão tratados. Dali, do alto da cruz, que parece me prender, mas, na verdade, me liberta, sim, será dali que poderei estar acima das ofensas, olhando para os ofensores com uma grande dose de compreensão, porque eu mesma sou como eles e, na maioria das vezes, nem sabemos o que fazemos... Dali, do alto da cruz é que poderei me lembrar que nada que alguém possa me dizer ou fazer contra mim será grande o suficiente para impedir que eu atinja o alvo da minha caminhada e cumpra a missão da minha vida, em Jesus. Então, que importará o que digam ou façam?

Tenho, agora, um outro desejo dentro de mim: o de me encontrar neste lugar-cruz em que aprenderei e serei transformada em alguém um pouco mais parecida com Jesus...