sábado, abril 29, 2006

TERRA PROMETIDA À VISTA E SOMENTE PARA A VISTA...

Hoje, achei muito interessante o comentário do Renato, na reunião dos Jovens, sobre o livro de Deuteronômio. Algo mais ou menos assim:

"Moisés já sabia que não poderia entrar na Terra Prometida. E, mesmo após ter passado a maior parte de sua vida em busca daquela Terra e em trabalhos e esforços constantes para levar seu povo até ela, Moisés não se revoltou nem teve atitudes negativas, que, certamente, poderíamos ter. Ele passou a última parte de seus dias ensinando o povo sobre os mandamentos que o Senhor havia dado e exortando-os a que não deixassem o Senhor."

É verdade, Renato. Moisés mostrou claramente ao povo as conseqüências que sofreriam ao abandonar ao Senhor e seguir os costumes dos povos que Deus expulsava daquela terra...

"Por todo o livro, a ênfase recai sobre a fé acompanhada pela obediência." (Nota Editor Bíblia Shedd)

Mesmo sofrendo a conseqüência de uma incredulidade sua ( veja Números 20:12), Moisés ensinou a obediência e relembrou ao povo tudo o que o Senhor fizera por eles, ainda que aquele povo fosse obstinado, desobediente, ingrato.

Se pararmos para analisar a nós mesmos, que tipo de reações temos tido em situações parecidas? Com que grau de paciência e obediência recebemos situações decorrentes de conseqüências daquilo que nós mesmos plantamos? Você tem consciência de que o fato de nos arrependermos e pedirmos perdão ao Senhor Jesus, sendo perdoados pelos pecados que confessamos, não anula as conseqüências que virão sobre nós? Já pensou que plantamos o que colhemos?

Sim, mas muitas vezes nossa primeira reação é culpar a Deus ou ao diabo por conseqüências de nossos próprios erros. Precisamos aprender, com Moisés, a ter paciência e a nos colocar nos braços do Pai, mesmo nas situações difíceis e dolorosas. Imagine: se nos portarmos assim, como filhos que aprenderam a lição, o Senhor haverá de nos confortar, consolar e fortalecer para vencermos as conseqüências e eliminá-las de nossas vidas. Perceba como o Senhor cuidou de Moisés, mostrando-lhe toda a Terra e Ele mesmo sepultando o corpo do servo amado (Deuteronômio 34).

Desejo aprender a ser paciente em todas as situações e nunca me revoltar contra o Senhor. Desejo isso para Você também, em Nome de Jesus. Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»