quinta-feira, outubro 04, 2007

O REINO DO REI COM JUSTIÇA

Já que estamos refletindo sobre o Reino de Deus, confesso que, por muito tempo, busquei ao Senhor para compreender e saber ensinar no que consistia este Reino. Que Reino é esse, afinal? E, como está claro na Palavra, quando não temos a sabedoria e a pedimos, o Senhor a dá liberalmente a nós e a própria Palavra se revela e dá entendimento ao que é simples... Perfeito, pois, hoje mais que nunca, sei o quanto é essencial que saibamos que Reino é esse, do qual fazemos parte, como cidadãos e como príncipes e como filhos e co-herdeiros do próprio Rei... E, assim, consciente de que somente saberemos tudo o que este Reino significa quando ele se manifestar em poder e glória, na volta de Jesus, continuo buscando a cada dia queo Espírito Santo me ensine mais a caminhar e viver neste Reino tão diferente, que cresce dentro de mim.

Você já pensou que sua vida neste mundo não é a sua realidade real nem eterna? Sim, para quem está em Jesus, REAL é a vida que temos no Reino de Amor que Ele inaugurou com sua entrega na Cruz, pagando nossa dívida e nos tornando reis e sacerdotes do Seu Reino... (1) Reino inaugurado, mas não vísivel; Reino de dimensões eternas, mas que cabe dentro de cada filho de Deus; Reino que não tem forças militares, mas tem armas próprias e muito eficazes; Reino de valores próprios e bem diferentes, onde bem-aventurados são os humildes por dentro, os que choram, os mansos, os pacificadores, os que têm fome e sede de Justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os que são perseguidos por causa da Justiça..., onde mais vale servir que ser servido, onde a prova do Amor é dar a vida pelos seus... Reino de Justiça, paz e alegria no Espírito Santo! Reino que não se pode ver, exceto na vida dos filhos de Deus; que não é um governo humano e onde a visão não é ter ou conquistar ou dominar coisas e pessoas. Reino onde o Rei não impõe pesos e impostos, mas troca as cargas pesadas que sobrecarregam as pessoas por algo leve e suave, como permanecer a caminho nEle mesmo, que é o Caminho, alem de ser Rei. Reino onde coisas e lugares e bens e possessões não importam, porque não é de comida nem bebida, mas de Justiça, paz e alegria no Espírito Santo.


É o Reino do Filho do Amor de Deus, onde a Constituição tem dois mandamentos preciosos: amar ao Rei acima de todas as coisas, porque Ele me amou primeiro, e amar aos outros como Ele me amou. Assim, tudo o que é essência neste Reino diz respeito ao Amor: a Deus, ao próximo e a mim também. Reino onde o Fruto da caminhada com o Rei é o Amor, que o Espírito do Rei faz crescer dentro de nós... Amor distribuído em vários gomos, que começam dentro de mim e se lançam para os que estão ao meu redor: alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio... gomos do Fruto que excede qualquer lei... Reino onde sou livre e tudo me é permitido, mas escolho, com a ajuda do Espírito Santo, o que convém e edifica, o que me faz crescer o crescimento que vem de Deus, o que glorifica ao Rei, traz vida para os próximos e gera vida dentro de mim... tudo baseado em AMOR. Reino onde há um só Caminho, o Rei Jesus, mas cada um tem sua própria trilha dentro dEle e pode crescer sem ser julgado por ninguém, porque nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Reino onde o Caminho caminhado com Amor, fé e perseverança, pela Graça de Deus, levará a alcançar o Alvo, que é o de nos tornarmos, cada um dos filhos, parecidos com Jesus e agradáveis ao Papai...


É o Reino do Rei com Justiça, de que falava Isaías 32... E sua base está na Justiça de Deus feita a meu favor, gratuitamente... Sim porque eu, como Você e cada um dos seres humanos criados, desde Adão até ao último homem que nascer, sim, todos nós estávamos debaixo do pecado e merecíamos o salário do pecado, que é a morte, e nossas justiças não passavam de trapos imundos para Deus, que olhava e não via nenhum justo sequer... Mas, como o sonho de Deus era que déssemos prazer a Ele, como filhos adotados em Jesus, nosso Rei, o Pai deu Seu único Filho Justo, Aquele que nunca conheceu pecado e teve que pagar, na cruz, o preço de todos os pecados dos homens. E foi nessa aparente injustiça para com o Unigênito Justo que a Justiça de Deus foi feita para nós. E nossa dívida com Deus foi cancelada, as anotações a respeito dela foram rasgadas e fomos, então, reconciliados com Deus. Foi assim que, na cruz, Jesus consumou o sacrifício do Cordeiro imolado por nós desde antes da fundação do mundo, e abriu para nós a Porta do Reino de Deus, Porta que é Ele mesmo e pela qual só podemos passar por sua Graça, que nos dá tudo o que precisamos para entrar no Reino de Deus.


É assim que o Evangelho, poder para salvar todo aquele que crê, chegou até nós e o Espírito Santo nos convenceu da Justiça (de Deus feita a nosso favor em Jesus), do juízo (que nos levaria à condenação eterna e seria justo sobre nós, pois todos pecaram...) e do pecado (que nos escravizava e separava do Deus Santo, que sequer podia nos olhar). Assim, pudemos ser humildes por dentro e receber o Reino dos Céus; pudemos chorar, sendo verdadeiros diante daquela maldade que vimos em nós, e ser consolados; pudemos ser mansos e esperar tranqüilamente que o Senhor nos dê a terra e tudo o que é nosso em Jesus, afinal nada podemos sem Ele; pudemos sentir fome e sede da Justiça de Deus, da qual somos saciados todos os dias e sempre que precisamos nos arrepender e voltar para os braços do Pai; pudemos ser misericordiosos, da mesma forma como recebemos a misericórdia do Pai; pudemos ser limpos de coração, porque o Sangue de Jesus nos lava e nos faz santos e aceitáveis diante do Pai, a quem, em Jesus, podemos ver; pudemos ser pacificadores e espalhar a PAZ que excede todo entendimento e vive dentro de nós, porque somos filhos de Deus, como Jesus; pudemos ser perseguidos por causa da Justiça do Reino de Deus e nos alegrar com isto, muito intensamente, porque, neste Reino, esperamos a recompensa somente do Pai, que nos ama.


Agora, Jesus, o Justo, é o Rei com Justiça e o justificador de todos os que nEle crêem. Agora, nEle, somos filhos do Amor de Deus. Agora, podemos chamá-lo de Paizinho, Papai, Abba, Pai!!!

Nenhum comentário: