terça-feira, junho 05, 2007

REFLEXÕES SOBRE O CAPÍTULO 3 DE ROMANOS

Tema: A justificação pela fé em Jesus Cristo

Versículos chave: 23 Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
24 Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. (BLH)

Nos dois capítulos anteriores, Paulo vem estabelecendo uma comparação entre gentios e judeus, concluindo-se que são igualmente culpados diante de Deus: os gentios, que não tinham lei, perecerão sem a lei; os judeus, que pecaram sob a lei, serão julgados pela lei.

Através de perguntas e respostas, como se falasse com um interlocutor imaginário, Paulo responde às objeções, fundamentando o assunto da justificação pela fé. Como havia discorrido nos dois capítulos anteriores que os gentios são responsáveis diante de Deus, tendo como testemunhas o poder de Deus exibido na natureza e a própria consciência, o apóstolo demonstra que os judeus são também responsáveis, já que tiveram o privilégio de receber os oráculos de Deus, mas foram infiéis a eles.

Assim, conclui, que os praticantes da lei poderiam ser justificados pela lei, mas não há ninguém que a pratique, não há um justo sequer, por isso, ninguém será justificado pelas obras da lei. A única forma para a justificação foi concedida graciosamente por Deus, que supriu em Jesus a justiça que era necessária para o perdão dos pecados, exigência que foi satisfeita através do sacrifício propiciatório de Cristo.

Após referir-se à fidelidade, justiça, julgamento, verdade e glória de Deus, demonstra

· que não são desculpáveis os que pecam premeditadamente (8);
· o pecado está em nosso caráter (10ss); em nossa conduta (13-17); em palavras (13s) e ações (15ss);
· a falta de temor a Deus é a fonte do pecado (18);
· todos pecaram e carecem da glória de Deus, a qual é concedida através da justiça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo para todos os crêem, sem distinção (22s);
· como nossa justificação somente foi possível pelo sacrifício propiciatório de Jesus, que foi agradável à justiça do Pai, não há porque nos orgulharmos (25-31).

APLICAÇÃO PRÁTICA

Nos grupos pequenos, encontramos pessoas que acreditam que vão para o céu porque são boas, “nunca mataram, nunca roubaram”.

Romanos 3 estabelece a base de que somos todos iguais diante de Deus, todos estamos separados da Presença Gloriosa do Senhor, até que aceitemos o sacrifício que Jesus fez por nós e creiamos n’Ele. Assim, pessoas consideradas boas ou más necessitam da salvação da mesma forma e, para isso, não podem fazer nada. Serão salvas, pela graça de Deus, se crerem em Jesus Cristo.

Nenhum comentário: