quarta-feira, junho 06, 2007

DIA DOS NAMORADOS? VIDA DE ENAMORADOS É MELHOR!

Há mais de vinte e um anos conheço meu namorado. E, há quase vinte, ele é meu marido. Ele é lindo e forte, por dentro e por fora. E é grande. E nobre. Quem o vê, se impressiona com o porte e a firmeza. Quem o conhece, se apaixona pelo sorriso amigo e pela voz maravilhosa, do estilo Rei da Voz. Quem o conhece um pouco mais, fica sempre por perto, para partilhar da sua prudência e sabedoria.

Tenho visto muitos casais sofrendo nos seus casamentos quase tormentos... Tenho ouvido muitos dizerem que nem vale a pena se casar. Quantos desistem e quantos fogem! Embora o Brasil esteja mais pardo, mais evangélico e mais casado, ainda há muitos casados que estão infelizes e são casados por pouco tempo. É por isso que eu tenho que escrever. Para dizer que vale a pena, sim, se casar com alguém que Você ama e com quem Você enxerga que dá para viver o resto da sua vida. E é absolutamente possível ser feliz assim.

Infelizmente, quase tudo sempre começa errado. As pessoas se casam por motivos errados e sem ter idéia do que terão pela frente. Casar para sair de casa, para apagar o fogo, para dividir despesas, para justificar a barriga que está crescendo ou dar um nome ao filho... nada disso justifica fazer algo que comprometerá o restante da sua vida ou da vida do seu cônjuge. O único motivo que justifica o casamento é o AMOR. Veja bem: amor e não paixão. Aliás, não deve haver paixão entre os motivos de um casamento. Porque a paixão é um fogo de palha, que não resiste às tempestades do dia a dia, nem à garoa das limitações dos apaixonados... Tem que ser amor. Amor, nos moldes bíblicos (I Coríntios 13). Se não for assim, não leva o casamento a lugar nenhum. Só aumenta as estatísticas dos divórcios.

Quem quer se casar e ser feliz, conforme Deus planejou, precisa saber que tem que deixar suas expectativas de lado quanto ao cônjuge e seu relacionamento. As expectativas que temos antes de nos casar sempre são falhas e falsas. Fatalmente, nos decepecionarão na primeira esquina. É bom estar aberto para conhecer quem amamos, quando finalmente formos viver 24 horas por dia juntos, quando não pudermos mais desligar o celular para não atender ou sair sozinhos após uma discussão e não pudermos assumir compromissos em detrimento do outro. Porque Deus planejou que quem se casa, torna-se uma só carne... não dá para separar, nem se quiser.

Quem quer se casar, tem que aprender a ceder. Nem sempre nosso amado está certo, mas o que custa ficar junto dele, mesmo que seja para ajudá-lo quando descobrir que está errado? Nem sempre o que ele quer é o melhor, mas quer algo melhor do que preservar a felicidade do casal (e da família...) a um preço tão pequeno quanto ceder um pouco?

Quem quer se casar, tem que saber dividir e multiplicar. Dividir o que se passa dentro de si mesmo, tanto ou mais do que os recursos financeiros e materiais. Dividir os planos e sonhos que tem, muito mais que a herança. E multiplicar o tempo que gasta com o outro e as declarações de amor e os elogios e os sorrisos e os beijos e a intimidade. E multiplicar o amor muitas vezes a cada dia.

Quem quer casar tem que saber perdoar. Porque tanto um como outro, fatalmente, vão errar e decepcionar e entristecer e chatear. Mas o perdão, como o amor, é um exercício da vontade e não uma emoção ou sentimento. Quem quer ficar casado, tem que decidir amar e decidir perdoar, setenta vezes sete vezes por dia, pelos restante dos seus dias. Só o perdão libera o outro para crescer. E só o amor respeita o processo do crescer do outro...

Quem quer casar precisa entender que é praticamente impossível ter um casamento feliz e duradouro sem a presença de Jesus na vida de cada um e dos dois. Por que amar e perdoar e dividir o que somos e multiplicar o amor e ceder e deixar as próprias expectativas em favor de um relacionamento indissolúvel (e ainda ser feliz assim) está além das nossas forças. Somente pela graça de Deus, que derrama Seu amor em nós é que se torna possível. E tão real, bom e gostoso que o próprio Jesus escolheu o casamento de um homem e uma mulher como sinal do Seu Amor pela Sua Noiva, a Igreja.

Se Você ainda não se casou, pense em tudo isso. Se já se casou e está com problemas, aceite tudo isso. E chame a Jesus para dentro da sua vida e do seu casamento. Eu posso gritar para quem quiser ouvir: Jesus tem interesse em que homem e mulher, marido e esposa, sejam felizes e satisfeitos em todas as áreas do casamento e Seu Espírito age a nosso favor em nossas fraquezas e dificuldades, para que nosso casamento seja agradável para nós, para quem nos vê e para o próprio Pai, que nos ama e determinou que fosse assim.

Feliz vida enamorada, para quem tiver coragem de acreditar no que eu disse e viver assim!

4 comentários:

Andrea disse...

Oi Jackeline,
Vim aqui retribuir a visita no meu blog e dar uma espiadinha. Adooooooorei! Vai ficar nos favoritos também!!!
Beijoooooo

Juliana disse...

Olá Jackeline.
Muito obrigada pelo comentário e visita ao meu blog. Abraços Jú

Anônimo disse...

QDO ME CASEI NÃO TINHA CONHECIA A DIFERENÇA AMOR E APAIXÃO, FIZ MUITAS COISAS ACHANDO SEMPRE QUE ESTAVA ACERTANDO, PORÉM SEM NENHUMA SABEDORIA E SEMPRE PROCURANDO O MEU BEM PROPRIO. MAIS... UM DIA CONHECI O AMOR DO SENHOR JESUS E TODA A SUA RENUNCIAR POR MIM. E APRENDI SOBRE O QUE VC FALOU DE ICORINTIOS 13, NÃO É FACIL MUDAR HÁBITOS, MAIS É PRAZEROSO QDO VEMOS OS RESULTADOS. HOJE EU O E MEU NAMORADO/MARIDO, NÃO SOMOS SOMBRA DO FOMOS NO PASSADO, GRAÇAS AO AMOR QUE JESUS DEDICOU A NOSSAS VIDAS. DEPOIS DISSO APREDEMOS A SABORIAR CADA MOMENTO, BONS E RUIM, E APRENDER COM CADA UM DELE. E O MAIS INCRIVEL É QUE PERCEBI QUE E O MEU NAMORADO/MARIDO É EXATAMENTE AQUILO QUE PRECISO PARA SER COMPLETA E FELIZ ....
parabéns pelo seu texto....

Anônimo disse...

Oi Jackie,

Visitei seu blog. Fico feliz quando vejo alguém com tanta fé porque só mesmo em Deus é que se pode encontrar a paz e o amor que tanto procuramos. Parabéns!!
Beije todos por mim.
Marília